Cada vez que atendo uma pessoa em seu planejamento de carreira, acabo percebendo que, em sua maioria, de alguma forma, seus anseios são de encontrar um trabalho que os conecte com a sua essência. Os clientes que normalmente vêm até mim já estão inquietos com o significado que o trabalho tem em suas vidas. Relatam que trabalham com sucesso, e, no entanto, não sentem realização e significado profundo no que realizam, percebendo que falta algo que os conectem e os levem ao estado de satisfação mais profunda.
Ao trabalharmos o seu autoconhecimento, começamos uma viagem para entender qual é a sua essência, que muitas vezes é algo desconhecido, algo nunca visitado. Ao avançar no processo, nos deparamos com a falta de autenticidade em suas vidas, e isso se mostra, muitas vezes, o fio que falta para conduzi-los à própria essência. Essa falta de autenticidade é sutil, refere-se a fazer escolhas profissionais que os satisfaçam e não sejam para atender à família, status ou a grupos sociais.
Neste momento, cabe uma reflexão importante, a quem eu preciso satisfazer: a mim mesmo ou aos outros?
Ao analisar profundamente esta questão, muitos percebem a necessidade de serem autênticos e mudar atitudes e, ao fazerem isso, voltam ao que realmente querem e se conectam à essência... aqui ficam surpresos!
A partir disso acontece uma nova percepção da realidade e do mundo à sua volta, fazendo com que notem que é possível encontrar um significado maior em sua trajetória de carreira. Eis um momento transformador!
E aqui posso fazer um link com o fato de mostrar a aparência ou mostrar a essência – essa atitude faz a diferença. Ser autêntico muda tudo, tudo mesmo! Principalmente com você mesmo.
Jane Freitas
Coach de Carreira | Consultora de Recursos Humanos
Mentora de Projetos de Empreendedorismo em StartUps
Comments